O Censo Escolar de 2021 foi divulgado pelo MEC. Essa é uma das principais estatísticas da educação brasileira que existe. Vale ressaltar que essa é somente a primeira etapa dessa pesquisa.
Coordenado pelo Inep, o Censo Escolar é essencial para a educação do Brasil. Além disso, essa pesquisa é feita em parceria com as secretarias estaduais de todas as regiões brasileiras. Já no Acre, esse levantamento é feito em conjunto com o SEE.
Então, se você tem interesse em descobrir mais sobre o Censo Escolar do Brasil, o primeiro passo é conhecer sobre do que se trata essa pesquisa. Veja, a seguir, mais informações referentes a isso.
Clique aqui para saber mais sobre as melhores faculdades do Brasil!
O que é Censo Escolar?
Todos os anos, o Inep efetua um levantamento da educação brasileira, junto com as secretarias estaduais e municipais de educação. Essa pesquisa, por sua vez, recebe o nome de Censo Escolar.
Essa pesquisa abrange tanto as instituições de ensino públicas, quanto as privadas. Ou seja, as estatísticas levantadas pelo Censo Escolar, envolvem a educação de todo o território do Brasil.
A pesquisa tem o objetivo de coletar o momento em que a educação nacional está passando, levando em consideração diferentes etapas e níveis. O primeiro nível de 2021 foi divulgado recentemente pelo MEC.
Além de considerar todas as instituições de ensino, esse levantamento analisa desde o EJA até a educação profissional. Portanto, essa pesquisa mostra como anda a educação brasileira como um todo.
Como funciona o Censo Escolar?
A maioria das pessoas não faz ideia de quantas instituições de ensino existem ao redor do Brasil. Porém, através de um levantamento realizado pelo Inep todos os anos, é possível descobrir essa informação.
Fora o número de instituições distribuídas ao redor das regiões brasileiras, mais dados são levantados com o Censo Escolar, como: o número de matrículas, o rendimento dos estudantes e a infraestrutura do local.
Portanto, de maneira geral, esse censo estabelece uma relação de como anda a educação brasileira como um todo. Através desses dados, é possível descobrir quais são as necessidades da educação em nosso país.
O Censo Escolar é uma das pesquisas de educação mais importantes do Brasil. Realizada em conjunto com Inep, as secretarias estaduais e municipais coletam esses dados para favorecer a pesquisa.
Vale ressaltar que essa pesquisa é regulamentada, além de ser uma obrigação para todas as secretarias de educação do país. Além disso, existem prazo definidos para enviar esses dados. Inclusive, a primeira etapa do Censo Escolar 2021 foi divulgada pelo MEC.
Para coletar esses dados, esse censo possui um cronograma com todas as etapas definidas. De maneira geral, a sua aplicação é dividida em duas etapas, confira quais são elas.
- Na primeira etapa, é necessário realizar a matrícula inicial. Durante essa etapa, a coleta das seguintes informações é realizada: instituições de ensino, alunos, turmas, gestores e professores presentes nas salas de aula.
- Na segunda etapa, as informações solicitadas são da situação do aluno. Ou seja, dados como o rendimento dos estudantes, assim como os abandonos, são levantados nessa etapa.
Para reunir todos esses dados, o Inep realiza uma amostra que envolve vários fatores sobre a educação brasileira, como o rendimento dos alunos e a taxa de abandono. Como base nesse levantamento, é possível observar pontos que precisam de atenção na educação.
Como o Censo Escolar é aplicado na prática?
Todos os anos, esse levantamento é aplicado na última quarta-feira de todos os meses, segundo previsto na Portaria MEC nº 264/07. Inclusive, esses dias ficaram conhecidos como o Dia Nacional do Censo Escolar, adaptado para o calendário de educação do Brasil.
A coleta desses dados é realizada através de um sistema conhecido como Educacenso. Existem vários questionamentos que auxiliam neste levantamento, como Escola, Gestores, Alunos e demais características.
Além disso, a Portaria MEC nº 316 de 2007 também define quais são as aplicações e responsabilidades desse censo. Para compreender um pouco mais sobre esse aspecto, confira.
- Inep: O Inep é responsável por criar um cronograma com todas as atividades que os envolvidos devem realizar. Além disso, ele também especifica todas as aplicações e etapas necessárias.
- Gestor de sistema educacional: Todo o treinamento deve ser feito com os gestores responsáveis por acompanhar e aplicar esse censo nas regiões do Brasil. Além disso, é essencial cumprir todos os prazos.
- Diretor das instituições de ensino: Os diretores de todas as instituições de ensino, tanto privadas quanto públicas, são responsáveis pela veracidade das informações que foram declaradas.
Para garantir que todos os dados e informações sejam reais, uma ótima alternativa é utilizar os registros administrativos da própria instituição. Existem vários modelos que auxiliam, como livros de presenças, histórico da escola, as fichas das matrículas e demais características.
Lembre-se que essas informações são solicitadas anualmente. Além disso, existem cronogramas que precisam ser cumpridos para evitar problemas futuros relacionados a isso.